Iniciou hoje, o processo de melhorias para registro de domínios na empresa RegistroBr, do qual houve melhorias no processo de liberação de domínios, tornando-o mais rápido e efetivo, as medidas foram tomadas para atender à resolução 2017/031 do CGI.br.

O RegistroBr é o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br que também executam o serviço de distribuição de endereços IPv4 e IPv6 e de números de Sistemas Autônomos (ASN) no país.

registrobr

O processo de liberação tem o objetivo de disponibilizar domínios ".br", como exemplo, www.seudominio.com.br, anteriormente registrados e que por algum motivo foram removidos de uso.

As principais mudanças foram:

  • a periodicidade, antes quadrimestral e agora é mensal;
  • a duração do processo, antes era de 15 dias e agora é de 7 dias, onde no processo competitivo, para os casos em que tiver algum impassae com mais de interessado no domínio.

Foi liberado hoje (13/09/2017), o primeiro processo de liberação com as novas regras.

PROCESSO COMPETITIVO

Agora quando umdominio-br domínio ingressar no "processo competitivo", as parter interessadas poderão ofertar valores para que o vencedor das ofertas seja o titular do nome de domínio.

De início foi planejado que pouco mais de 500 domínios já participaram de 6 ou mais processos de liberação até o último realizado em Julho deste ano, novo chamado "processo competitivo".

De acordo com a Registro.BR, o "processo competitivo" terá a futura missão de liberar mais de 10 mil domínios que ficaram acumulados com o tempo e estão indisponíveis para registro conforme as antigas regras de liberação, do qual esses domínios serão disponibilizados gradativamente em menores quantidades, após a consolidação do "processo competitivo".

Maiores informações de datas e próximas edições, listas de domínios participantes e as regras detalhadas estão documentadas em https://registro.br/dominio/proclib.html .

Até a próxima pessoal ;)

Gislaine Alves