Toda empresa precisa armazenar dados de suas operações e dos seus fluxos de trabalho, seja de forma digital, seja anotando em planilhas manuais.

O volume de dados e a dificuldade de gerenciamento e também a acessibilidade e segurança, fizeram com que os tradicionais servidores físico ou as próprias máquinas dentro da empresa fossem substituídas por o armazenamento em nuvem, claro esta realidade foi aplicada rapidamente por grandes corporações.

Mas você já imaginou ou passou pela perda de dados por falha ou por queima do equipamento? Deve ter acontecido, se não, você conta com a sorte.

O que é a computação em nuvem?

O conceito de cloud computing parece complicado, mas é bem próximo de todos nós. Se você acessa seu e-mail, utiliza o seu banco na internet ou salva arquivos na web, você está utilizando serviços na nuvem. Para usufruir desses recursos você não precisa ter algum programa instalado no seu computador. Os arquivos também não se encontram na sua máquina, eles ficam guardados em um servidor e você pode acessá-los de qualquer lugar do mundo, basta logar na sua conta.

E nas pequenas empresas?

A realidade para pequenas empresas mudou, o serviço ficou mais acessível e para se ter uma ideia da popularização de cloud computing, 33% das pequenas e médias empresas brasileiras são usuárias da computação em nuvem.

E como pode me ajudar a crescer?

1 - Maior segurança dos dados

Anualmente, cerca de 800 mil laptops são perdidos ou furtados em aeroportos. Já imaginou o que pode acontecer se algum funcionário da sua instituição entrar nessa estatística?

Um dos principais motivos de dúvida sobre migrar para a gestão na nuvem é a segurança das informações confidenciais quando estão, de certa forma, fora de seus domínios. Contudo, já é possível afirmar que a segurança de dados aumenta ao usar soluções na nuvem. Isso acontece porque provedores de cloud computing seguem padrões internacionais de segurança, como ISO, SSL, criptografia avançada e outras.

Outro fator importante para a segurança que a computação em nuvem torna mais simples é o backup. Sistemas tradicionais demoram horas para que o backup de dados seja realizado. Em algumas situações é preciso mobilizar uma equipe inteira para isso.

Em sistemas online, o espelhamento de aplicações e as normas de gestão de dados fazem a cópia de segurança quase em tempo real e permitem que, caso algum problema aconteça, cópias criptografadas das informações sejam recuperadas automaticamente ou sem a necessidade de recorrer a discos físicos ou servidores não conectados.

2 - Redução de custos

As áreas de Tecnologia da Informação nas empresas são sempre cobradas por reduções de custos e mais eficiência. A computação na nuvem ajuda nesta redução, principalmente, em três temas:

Infraestrutura
Não será necessário gastar altos valores com a aquisição de hardware, montagem de uma boa infraestrutura para o servidor físico e licenças de software. Afinal, o serviço oferece armazenamento de dados, ambiente de testes, aplicativos e demais itens pela internet.

Mão de obra
Com uma infra-estrutura de TI reduzida dentro de casa, a sua equipe de TI não precisará perder tempo com manutenções, atualizações e configurações. Isso resulta numa equipe com um foco mais direcionado aos assuntos específicos da empresa.

Energia
Você sabia que se todas as companhias dos EUA utilizassem a computação na nuvem, o gasto energético seria reduzido em 87%? Pois é, esse foi o resultado de uma pesquisa feita pela Universidade Northwestern em conjunto com o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley. Isso aconteceria, simplesmente, devido à abolição do uso de servidores físicos, o que resultaria no benefício que explicaremos no próximo tópico.

3 -  Flexibilidade

Outra característica do serviço de armazenamento em nuvem que faz diferença para PMEs é a flexibilidade na contratação do serviço. A empresa paga pelo que precisa, e se necessitar de mais no futuro, basta aumentar,  seja a capacidade de armazenamento, o número de usuários ou o processamento de dados. Junto a isso tudo, estão as vantagens habituais da computação em nuvem, como acesso de qualquer lugar e maior segurança dos dados, sem o risco de perder informações por causa de problemas de hardware.

Sua empresa pode se beneficiar muito com o armazenamento em nuvem, utilizando as soluções para incrementar a comunicação interna, a produtividade, a organização da empresa e o atendimento aos clientes, por exemplo.

Empresários de todo o mundo já perceberam as vantagens e estão adotando o serviço. Gostaria de ouvir sua opinião, o que avalia ser importante? O que te impede de migrar para a nuvem?

E se você já utiliza este serviço, qual sua experiência?

Um abraço

Anderson Vaz
https://www.linkedin.com/in/andersonwdhouse