Já solicitaram o comando “ctrl + f5” em algum atendimento de suporte ao site?

     Durante o atendimento das suas demandas, muitas vezes, será solicitado pelo suporte da empresa que você atualize seu site com o comando “ctrl + f5” ("command + r" em MACs), mas qual a funcionalidade deste tipo de comando? Como ele pode auxiliar na identificação da resolução do seu problema? Para respondermos estas questões, precisamos entender o conceito de um recurso do seu navegador: o web cache.

            Pense em um site que você visita com frequência, você já reparou que acessa este site com uma velocidade relativamente maior do que os sites que visita pela primeira vez ou em períodos de tempo mais longos? O carregamento mais veloz da página frequentemente acessada se dá graças ao cache. Em termos simples, o cache é um recurso do navegador que armazena temporariamente na memória do seu computador arquivos do site que você acessa com frequência, com o intuito de “montar” a página mais rapidamente e reduzir o uso de banda, utilizando certos dados locais ao invés de precisar “puxar” todas as informações novamente do servidor.

            Agora, imagine que você identifica algo que precise ser mudado no seu site, a alteração de uma fonte em um texto, por exemplo, requisita à WD House através do atendimento, recebe a notificação da execução da tarefa pelo suporte, mas ao acessar ou atualizar a página, não constata a presença da alteração que foi pedida. Isso se dá devido ao fato da fonte antiga provavelmente estar salva dentro do cache do seu navegador, impedindo que você possa ver a fonte atualizada. Mas como resolver este problema?

            A WD HoBLOG WD(1)use, não o enviará contato de resolução de tarefas sem que as tenhamos concluído e testado. Por esse motivo, caso a alteração não seja identificada, recomendamos que você pressione a tecla “ctrl” e, com esta ainda pressionada, a tecla “f5”.O comando “ctrl + f5” é  responsável pela atualização do site, como o “f5” normal atua, porém apresenta mais uma funcionalidade: ele elimina o cache do seu navegador antes de carregar a página novamente, fazendo com que todas as informações do servidor sejam acessadas novamente, o que provavelmente solucionará sua questão, mostrando as alterações e a resolução por nossa parte da sua demanda.

            Caso o problema persista, hajam dúvidas ou demandas provenientes das alterações que houverem no seu site, sempre estaremos à sua disposição, buscando auxiliá-lo da melhor maneira possível e aperfeiçoar nossa qualidade de serviço atendimento. Obrigado por utilizar nossos serviços.          

Fontes: https://memoria.rnp.br/newsgen/0003/cache.html
https://www.maxcdn.com/one/visual-glossary/web-cache

Gabriel Almeida