Em uma pesquisa online utilizando o Google tradutor você encontra que lead significa conduzir, e essa é realmente a ideia principal. Conduzir seu público alvo a se tornar um promoter do seu negócio. 

Para explicar melhor o que são leads, vamos exemplificar. Sabe aquele cadastro que você fez em uma loja e no outro dia recebeu um e-mail? Se a reposta for sim, então saiba que nesse momento se tornou um lead para aquela loja, que por sua vez estava te conduzindo a se fidelizar a ela.

No marketing digital o principal exemplo de geração de Leads é pela disponibilização de E-books gratuitos.  Basicamente a empresa disponibiliza um conteúdo na rede e o direciona através de impulsionamento ao seu público alvo. Para que seja possível baixar o conteúdo é necessário um cadastro, com este processo a empresa tem seu público alvo sempre ao seu alcance, e com a garantia que a pessoa que se cadastrou tem interesse no seu conteúdo.

Existe uma metodologia para geração de Leads, a qual conta com 4 estágios e é chamada de Inbound Marketing. Confira os 4 estágios:

⦁  Atração: Aqui a empresa deve buscar um primeiro contato com seu público alvo, o qual vamos chamar de estranhos. Quem não é visto não é lembrando, invista em marketing digital para que esses estranhos tornam-se visitantes do seu negócio. Um site  e redes sociais com bom conteúdo são essenciais! Traçe estratégias para que sua empresa seja sempre vista por todos.

⦁  Conversão: Com sua empresa tendo maior visibilidade chega o momento de você gerar Leads. Quando um visitante ver sua empresa ele precisa possuir o interesse em seu conteúdo. Para isso boas estratégias envolvem formulários digitais, landing-pages e triggers (gatilhos mentais).

⦁  Aproximar-se: A partir do momento que a empresa possui leads é necessário fazer com que eles comecem a gerar receita para sua empresa. Sendo assim, deve-se aproximar-se através de ferramentas como E-mail Marketing e Whats App Business. Sempre tomando cuidado para não torna-se impertinente para o possível cliente.

⦁  Encantar: No momento que a empresa consegue conquistar o cliente acaba relaxando quanto a isso, mas o processo continua. É necessário criar formas para conquistar seu cliente no dia-a-dia. Isto é importante para que seu cliente além de se fidelizar e comprar sempre de você, também promova seu negócio, indicando para futuros clientes. Algumas formas de manter o contato  com seus clientes são meetings regulares, conteúdo inteligente em suas mídias sociais e E-mail Marketing.

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Mas gerar leads é tão importante para empresa mesmo? Com certeza! No momento que um cliente potencial estabelece uma conexão com sua empresa, conhece seu conteúdo e sua forma de trabalhar, ele se sente muito mais confortável em comprar de você. Neste processo, é importante que você compreenda que seus clientes são muito mais que números, estabeleça ligações, entenda as dores de quem confiou nos seu serviços e apresente soluções.

Para ilustrar o quanto é importante para uma empresa gerar leads, aqui vão 5 vantagens:

1. Vender para uma pessoa que já conhece previamente seu produto/serviço é muito mais simples. Logo aquele orçamento longo que você fez no briefing com seu possível cliente terá uma oportunidade muito maior de se converter em um novo cliente.

2.  Você terá um feedback sobre seu trabalho estar sendo bem feito diretamente. Caso os números de leads diminuam você saberá que algo esta errado e deverá fazer algo imediatamente para mudar.

3.  Mesmo que um estranho acabe por não se tornar um cliente, sua marca será cada vez mais conhecida.

4. Seu clientes vão aprender com você a cada email enviado, a cada meeting, a cada post do seu blog, enfim, a cada contato com sua empresa ele irá entender melhor seu trabalho e conectando-se mais com a empresa.

5. Com conteúdo de qualidade regularmente entregue a seu público e um melhor posicionamento online você constrói autoridade, o que é essencial para que esteja claro sua competência no que faz.

Aqui na WD House, trabalhamos diretamente com a geração de leads para nossos clientes, apresentando mensalmente os resultados obtidos a partir das ferramentas utilizadas seja seu site, mídias sociais ou e-mail marketing.

Por fim deixo uma frase do Andrew Davis - fundador do Monumental Shift (linkedin dele: https://www.linkedin.com/in/drewdavishere?trk=org-employees_mini-profile_title)- a qual representa bem a importância do processo de geração de leads para uma empresa.

 “Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita.”

 

Até a próxima,

Raul Cadaval, Social Media.