Existem atualmente ótimas estratégias dentro do marketing digital para aplicar na sua empresa, no entanto se não houver nenhum monitoramento para que seja analisado o que está certo e o que está errado, provavelmente você só vai perceber seus erros "quando sentir no bolso". Para evitar esse problema existem as métricas, e neste blog, hoje, vamos explicar o que são e mais especificamente como funciona algumas das mais importantes delas para que você possa estar acompanhando de forma eficiente seus resultados dentro das redes sociais. 

O que são?
Métricas são uma maneira de se mensurar os resultados e acompanhar campanhas avaliando qual a melhor estratégia a ser seguida. É essencial que sua empresa esteja utilizando-as desde o início dos processos relacionados ao marketing digital. 

ROI ou Retorno Sobre Investimento
É uma forma simples e efetiva de mensurar seus resultados. Aqui pode-se colocar em evidência as estratégias que mais lhe renderam resultados e com isso investir na que trouxe o maior retorno. 

Taxa de Conversão
Aqui temos o porcentual de pessoas alcançadas que acabaram concluindo o objetivo proposta em sua campanha, seja curtir sua página, enviar mensagem, etc. Podemos definir a taxa de conversão como a métrica que define o quanto sua estratégia foi efetiva. 

Ticket Médio
Basicamente é o valor médio de vendas por clientes. Pegue o valor de todas as vendas realizadas na empresa e dívida pelo número de pedidos realizados os resultados será o valor médio de suas vendas. Saber o valor médios de seus produtos ajuda a melhorar suas próximas campanhas dentro do marketing digital. 

Índice de satisfação do cliente
Como o próprio nome deixa evidente aqui vamos mensurar e monitorar o quanto seus clientes estão satisfeitos com seus produtos/serviços. Existem várias maneiras de fazer isso como por exemplo as avaliações por estrelas do Facebook. É importante saber sempre estar atento a como seus clientes estão reagindo aos seus trabalhos para estar corrigindo os erros e repetindo os acertos. 

Custo por clique (CPC)
Esta é uma métrica extremamente importante em anúncios de trafego, a partir dela que temos conhecimento do tamanho do investimento para que uma pessoa chegue até uma página. Para se calcular o CPC temos o Custo da campanha / Número de cliques. 

Custo por lead (CPL)
Cada vez mais campanhas de marketing digital são direcionadas a captar leads e criar um relacionamento com seu público (não sabe o que é lead? Então corre para esta outra postagem aqui do wdblog, onde explicamos oque são e para que servem os leads). Esse número é importante que sempre se mantenha baixo, caso contrário será necessário que seu ticket médio e investimento nas campanhas aumentem também. 

Para calcular seu CPL temos Investimento Total da Campanha / Número de leads gerados
Existem mais um grande número de métricas que merecesua atenção, como Custo de aquisição por Cliente, taxa de conversão do funil, tempo de sessão, taxa de abertura de e-mail, taxa de cliques de e-mail, entre outras. Cada uma delas deverá ser aplicada a partir da estratégia escolhida para alavancar o marketing digital da sua empresa.

Tem alguma dúvida destas citadas? Ou quer saber mais sobre outras? Deixe seu comentário!

Até a próxima. =)