A Black Friday se tornou a segunda data sazonal mais importante do Brasil, ficando atrás apenas do Natal.


O dia dos descontos imperdíveis de fato já faz parte da vida dos brasileiros.

 

Black Friday

 

Vimos muitas empresas, sem nenhuma estratégia, tentando aproveitar a data e acabam por gastar mais recursos do que tendo retorno. Ou ainda empresas que não participam por falta de conhecimento.

Então hoje vim trazer algumas questões importantes para você preparar seu negócio para esta data tão importante para o comércio.

 

1 - Entenda seu público

A premissa para qualquer estratégia de marketing é entender seu público, quais são suas necessidades, desejos, objeções e onde ele está inserido. Entender a fundo seu cliente é saber se comunicar com ele atraindo-o para o seu produto.

 

2 – Selecione seus produtos

Entendendo o seu público, você saberá quais são os desejos deles, sabendo quais os produtos eles serão atraídos. Muito se fala em renovar estoque nesta data, e com certeza é este o objetivo, mas colocar só aqueles produtos que não tem saída para se livrar, não terá atrativo algum.

Aqui vale investir algum tempo na avaliação do seu estoque, margem de lucro, depreciações e negociar com fornecedores para poder montar algo atrativo para seu cliente, pensando sempre na estratégia de marketing. Quais serão as iscas (produtos baratos que vendem bem e são porta de entrada para outras vendas) e quais serão as linhas de extensão (produtos que podem ser vendidos junto com outro). Defina o percentual de desconto justo e atrativo, e claro, fuja do black fraude, os usuários estão bem ligados nos falsos descontos de “50% do dobro”.

 

3 – Experiência do usuário

O Black Friday é uma ótima oportunidade de atrair novos clientes, pois serão atraídos por desconto, mas o que vale mesmo é a experiência de compra que o usuário terá na sua loja virtual que o fará voltar a comprar. Algumas dicas para seu e-commerce

  • Tenha boas fotos e descrições claras dos produtos ofertados
  • Valores e condições de pagamento nítidos
  • Várias opções de pagamento para não restringir nenhum tipo de cliente
  • Pense na opção de frete grátis pois, 93% dos clientes fazem mais compras online se o frete for grátis
  • Tenha um site seguro com certificado SSL
  • Checkout transparente
  • Site responsivo (adaptado para mobile)
  • Acompanhamento nítido do pedido

 

4 –Divulgue seu negócio

Comece agora. Sua estratégia de marketing tem que começar agora, não adianta só na semana do Black Friday lançar sua “panfletagem” com as fotos dos seus produtos e preços. É preciso construir um relacionamento com seus clientes, atrair para suas mídias sociais pessoas interessadas no seu negócio e não só em produtos. As pessoas estão nas redes sociais para entretenimento, não entram para comprar. Pague para as redes sociais entregarem seu conteúdo, você precisa agora aumentar seus seguidores e mais ainda seu engajamento.

Utilize o pixel do Facebook para rastrear o tráfego do seu site, isso vai lhe auxiliar a anunciar com mais assertividade.

 

 5 –E-mail marketing

91% dos adultos online possuem uma conta de e-mail sendo que, desses, 62% acessam suas caixas de entrada diariamente.  Esta ferramenta, bem utilizada, tem uma alta taxa de conversão. Então segmente sua lista e envie as ofertas de interesse deles.

Você pode notar que as 5 questões abordadas podem e devem seguir a mesma regra para qualquer época do ano, é preciso estudar e planejar a divulgação do seu negócio. Levantei aqui os principais pontos a serem analisados e que podem lhe auxiliar no seu planejamento, mas vai muito além disso.

Diante da Black Friday, você tem 3 opções básicas:

  • Você pode optar por não participar do evento e não ter todo o trabalho, mas também perde uma excelente oportunidade de aumentar as vendas, conquistar visibilidade e atrair novos clientes.

  • Você pode participar e proporcionar uma péssima experiência para os seus clientes, com problemas no site, descontos que não fazem jus a data e uma péssima divulgação.

  • Ou, no melhor cenário, você pode se planejar, participar e alcançar ótimos resultados nas vendas e atraindo novos clientes.

Se optar pelo melhor cenário venha conversar com nós. Somos especialistas no mundo digital, seja no marketing, site ou sistema.

Espero ter ajudado, se houver mais alguma dúvida, pode deixar logo abaixo nos comentários.

 

Até a próxima.
Gabriela Consoni