Esta dica já deve ter visto ou ouvido em algum lugar né? Este post é para explicar o porque não comprar listas e algumas dicas para você captar contatos! Vem comigo!

A compra de lista é o início do fracasso em sua estratégia de Marketing Digital através do Email Marketing!

Neste posnegativot mostrarei abordagens para você gerar suas próprias listas. Afinal, você já deve ter sido vítima de vários e-mails que chegaram em sua caixa de entrada que nunca ouviu falar da empresa. Qual foi o seu sentimento ao receber estes e-mails? Nada legal, né? O pensou sobre a empresa que enviou? Aí então te pergunto: Por que comprar listas?

Quando iniciamos um trabalho de geração de prospectos que utiliza-se de Email Marketing, não podemos esquecer que comprar uma lista é ter uma base de destinatários “poluída” e desqualificada, com pouquíssimas chances de um retorno de investimento eficaz.

Sem falar sobre questões éticas.

Quatro razões simples pelas quais comprar listas não traz bons resultados:

1 - Qualquer mensagem não autorizada é um incômodo e é contrário no que condiz com as boas práticas de Inbound Marketing, gerando resultados decepcionantes, com essa abordagem;
2 - Com a propagação das mídias sociais, o consumidor ganhou poder e voz, e o usuário pode identificar sua empresa como spammer,  o que pode fazer ficar mal vista nas mídias digitais;
3 - Os servidores dedicados aos serviços de e-mail estão cada vez mais eficazes e altamente inteligentes. Quando um grande número de usuários marcam sua mensagem como SPAM sua reputação ficará prejudicada de seus próximos envios cairem direto na caixa de SPAM;
4 - Considere a perda de possíveis contatos que não gostaram de sua abordagem inicial e que seriam potencias clientes se você tivesse utilizado de estratégias de captação de e-mails diferenciadas. 

rejeitadasImagem da nossa ferramenta de e-mail marketing

Tudo bem, entendi! Agora como conseguir contatos para minha lista?

A circunstância de não ser recomendável comprar listas de emails recai sobre a pergunta: Como eu posso criar uma lista de emails do zero?

A forma mais certa em obter o contato de pessoas realmente interessadas em seus produtos e serviços é oferecer algo que elas queiram ou vejam beneficio.

Existem várias maneiras para atrair Leads qualificados à sua empresa, cabe a você identificar o que é mais atrativo e que gerem interesse do público que deseja alcançar em sua lista.

Separamos os tipos possíveis em quatro grandes grupos, para que fique mais fácil criar a hipótese inicial do custo-benefício e a indicação de uso de cada um deles:

  • promoções (cupons de desconto, sorteios etc.);
  • conteúdo (palestras, minicursos, ebooks, webinars,etc.);
  • ferramentas (planilhas, templates, calculadoras etc.);
  • ofertas de contato (pedidos de orçamento, avaliações, conversa com consultor etc.).

Após a escolha de um tipo, crie uma Landing Page com formulário na qual você divulgará a "oferta" e obterá os contatos do Lead.

Promova a oferta nas redes sociais com mídia paga ou não, blog, notícias e não se esqueça de otimizar a Landing page para estimular conversão, o fomento da oferta é importante para que de fato você alcance seu público e possa gerar Leads.

Até a próxima,
Gislaine Alves.