Marketing de Conteúdo e Assessoria de imprensa podem ter muitos elementos em comum, mas são diferentes, cada meio tem suas atribuições, estratégias, objetivos e resultados.

Com o avanço da internet e das redes sociais o marketing de conteúdo tem ganhado mais destaque nos últimos anos. As empresas estão apostando cada vez mais na modalidade, que diferente da assessoria de imprensa podemos mensurar resultados mais completos, por meio de ferramentas.

Afinal, como usar os dois modelos? 🤔 Devo contratar os dois? 🤨 É o fim da assessoria de imprensa?

😱 Podemos trabalhar com os dois modelos juntos? Bom, acompanhe esse Blog que vou te explicar tudo sobre o tema, mas o que você precisa saber agora é que as duas formas de comunicação são essenciais para divulgação de qualquer negócio. Então vamos começar com as definições!

Assessoria de Imprensa

A assessoria de imprensa cuida da imagem do cliente, fazendo o “meio de campo” entre a empresa e os meios de comunicação.

Ela produz press releases, que é um comunicado da empresa para a imprensa, de notícias de forma jornalística, abastecendo os meios de comunicação como: rádios, jornais, revistas impressas, televisão e outros meios offline ou blogs, portais, canais de Youtube e outros meios online.

A assessoria também é responsável por fazer o gerenciamento de crises, comunicação interna e orientar o cliente em situações pertinentes à área de comunicação, sempre focando na visibilidade positiva da empresa.

Esses releases podem servir como base para a imprensa produzir matérias ou entrevistas envolvendo a empresa. Esse reconhecimento atrai a atenção de potenciais parceiros e clientes ou até mesmo investidores. E aí que está a principal vantagem da assessoria de imprensa, uma reportagem positiva divulgando sua empresa pode ser a melhor das propagandas.

 

Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia que busca construir um forte relacionamento com os clientes. Por meio de textos, vídeos, infográficos, whitepapers (conteúdo mais especializado), cases, slides e outros, geramos um conteúdo interessante, relevante, importante e impactante afim de atrair novos visitantes e converter em leads.

Com eles criamos uma base de e-mail para envio de conteúdo e cases que sejam determinantes na decisão de compra por algum produto da empresa.

A estratégia de marketing de conteúdo gera aproximação com a persona e autoridade para sua empresa, potencializando a conquista e fidelização dos clientes e naturalmente aumentar suas vendas. Assim, quando o cliente tomar a decisão de compra, ele vai dar preferência para comprar o seu produto ou contratar seus serviços, em vez das opções dos seus concorrentes.

Muitas empresas, instituições e até mesmo pessoas públicas estão apostando na nova modalidade por acreditarem nos benefícios do relacionamento junto a clientela. Mantendo um contato profissional, você vai ter clientes fiéis, aumentando as vendas, alcançando um bom posicionamento da sua marca e criando autoridade diante do seu público de interesse.

 

Podemos trabalhar com o Marketing de Conteúdo e Assessoria de Imprensa juntos?

Como o marketing de conteúdo e assessoria de imprensa compartilham um objetivo comum, há uma grande oportunidade de trabalhar as duas abordagens juntas, oferecendo uma estratégica centralizada que pode facilitar o alcance do seu conteúdo.

Como destacamos nosso conteúdo em meio milhões de materiais que são produzidos todos dias? Combinando o marketing de conteúdo e a assessoria de imprensa fica muito mais fácil publicar seu conteúdo em um site ou blog parceiro, portal, redes sociais e canais de mídia social, atingindo um maior público.

Quando produzimos um conteúdo de qualidade temos que divulgar para alcançar o máximo de pessoas possíveis. No marketing de conteúdo os canais mais comuns são as redes sociais e o e-mail marketing.

Com a assessoria de imprensa podemos aumentar esse alcance distribuindo o conteúdo em blogs, sites e meios de comunicação tradicional, aumentando também a visibilidade e credibilidade da marca.

 

SEO

Quando falamos de Marketing de Conteúdo associamos ao SEO. O objetivo é deixar a matéria bem posicionada no buscador, para que o máximo de pessoas sejam atingidas. Essa estratégia analisa as palavras-chave utilizando o Google como parâmetro.

Mesmo não sendo o foco principal, a assessoria de imprensa também tem se preocupado com a técnica de SEO, acrescentando links aos conteúdos. Os comunicados de imprensa são amplamente divulgados na Internet e, portanto, são uma oportunidade para os investir em SEO.

 

Texto

O assessor de imprensa, geralmente jornalista, produz textos que chamamos de releases. Os releases são textos guias, sobre assuntos que envolvam a empresa e são enviados para os meios de comunicação. A partir desse material a imprensa vai produzir reportagens e entrevistas ou até mesmo divulgar o release na íntegra.  O objetivo é usar da credibilidade e alcance da mídia para divulgar de forma positiva a empresa.

Já no marketing de conteúdo, diferente dos releases, não ficamos presos em um texto jornalístico. Podemos produzir diversas formas de conteúdo como textos mais curtos para blogs, e-books, vídeos, infográficos e outros, pensando sempre nas palavras chaves. No marketing de conteúdo, como escrevemos para internet, podemos escrever de forma mais direta e pessoal.

Outra diferença é que na assessoria de imprensa os textos são escritos por jornalistas ou alguém bom de redação, já que o texto pode ser publicado em um jornal por exemplo.

No marketing de conteúdo o objetivo é gerar conteúdo relevante e importante, um material mais específico e a melhor forma de fazer isso é que os especialistas no assunto produza esse conteúdo. Por exemplo, se vamos escrever um conteúdo sobre dicas de cuidados com seu carro antes de viajar, ninguém melhor que um mecânico para produzir esse conteúdo. Mesmo que ele não tenha muita habilidade de escrita ele tem a sabedoria no assunto.

 

Então qualquer pessoa pode gerar conteúdo? Sim, desde que tenha autoridade para falar sobre o assunto e siga as regras básicas do português.

Pronto, agora tu sabes qual a relação da assessoria de imprensa e marketing de conteúdo e como trabalhar com eles. Já podes traçar suas metas e começar a produzir conteúdo para sua empresa.

Qualquer dúvida pode chamar nas redes sociais da WD House, eu ficarei feliz em ajudar :D

 

Escrito por: Nicolas Castro | Assessor de Imprensa WD House