O funil de vendas facilita na tomada de decisões, com a formação de um conjunto de etapas e gatilhos em relação ao planejamento e à estrutura do alcance de clientes.

O que é funil de vendas?

Funil de Vendas, também chamado de Pipeline de vendas, é um modelo de estratégia que expõe e define a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. É dividido em 3 etapas: topo de funil, meio de funil e fundo de funil, cujo objetivo é dar suporte à jornada de compra das personas de uma determinada organização.

Este post permitirá você entender de forma clara e objetiva, pois iremos falar sobre o funil de vendas, desde o conceito até a sua construção, da qual ao final do post, poderá fazer download do material para estruturar o funil de sua empresa, imediatamente.

  • A sua empresa já possui um funil de vendas?
  • Quais são suas etapas e gatilhos?
  • O funil está alinhado com a jornada de compra?

Este modelo estratégico, é facilmente compartilhado entre a equipe do marketing e vendas, em empresa que trabalham com Inbound Marketing, tornando cada uma das áreas responsáveis por etapas específicas.
Com as etapas e gatilhos definido aumenta o planejamento e ações para a manutenção e monitoramento do funil para que ele seja o mais eficaz possível na conversão de Leads em clientes.

funil interna post

As etapas do funil de vendas estão diretamente unidas às fases da jornada de compra. Vamos informá-las a seguir:

Topo de funil - Tempo de descoberta

Os visitantes que estão nessa fase descobrem que possuem um problema a ser resolvido ou necessidade a ser suprida. É a etapa do despertar; descoberta e consciência após entrarem em contato com a sua empresa.

O seu objetivo é educá-los, conceda conteúdos importantes utilizando de gatilhos mentais já extraídos do visitante no primeiro contato, estes materiais podem ser  acessados após o preenchimento de um formulário ou questionário, para que o visitante torna-se um Lead e avança no funil de vendas.


Meio de funil - Busca da solução

Nesta etapa os visitantes já podem ser classificados como Leads, pois agora estão em busca de suprir suas necessidades e realizando o reconhecimento do problema e a consideração da solução. Por vezes o Lead ainda não sabe como resolver, pode ser tanto com a compra de um presente do dia dos namorados como o melhor pneu a ser trocado de seu veículo, não importa o produto ou serviço, sua função é ajudá-lo com dicas, técnicas e orientação.

Não foque na venda da solução imediata, a qualquer custo, busque o amadurecer e qualificação dos Leads, deixando-os prontos para dar mais um passo em seu funil de vendas.


Fundo do funil - Hora da decisão de compra

Os Leads qualificados tornam-se oportunidades, prontos para serem abordados pela equipe de vendas, mais do que cientes do problema, eles possuem uma dor e estão em busca da solução.

Com a nutrição, você criou uma relação de confiança entre você e cada um deles, e você pode ser visto como uma referência no assunto e alguém com quem podem negociar. Agora é hora de mostrar que você é perfeito e a solução para eles.

O funil de vendas só é encerrado quando os leads qualificados realizam a compra e tornam-se clientes.

Uma empresa tem cinco funções fundamentais dentro do Marketing Digital: ela precisa atrair visitantes qualificados, converter potenciais clientes em Leads (oportunidades de negócio), se relacionar com pessoas em todos os estágios desse funil de vendas, fechar as vendas e, por fim, analisar os dados para otimizar a performance e garantir maior retorno.

Aumente suas vendas com investimento em Marketing Digital, e lembre-se o marketing digital não é construído somente com criação de artes digitais e necessário uma estratégia para o aumento do resultado.

vendas_face

Agora é hora de praticar!

Você e sua equipe podem juntos incluir em cada fase do funil uma lista de visitantes, leads e leads qualificados de seus produtos e serviços.

Faça agora o download, siga as instruções do arquivo e comece o planejamento agora.

Faça download!

Caso já tenha um funil de vendas, mas precisa de uma ajuda para otimizá-lo, converse com nossas equipe!