Hoje vamos falar de 5 passos que irão te ajudar no seu plano de marketing, vamos lá.

O plano de marketing de uma empresa é um documento com detalhes e ações. Por meio deles você pode alcançar resultados.

PASSO 01 - ANALISE SEU MERCADO

Análise de mercado faz parte do plano de negócio relacionado ao marketing ele te leva a organização da sua empresa. A análise de mercado pode estar presente entre seus clientes, consumidores, fornecedores e concorrente.

Dicas de Análise de Mercado
  • Qual público você quer conquistar?
  • Faça pesquisa utilizando internet, livros e Jornais.
  • Analise a concorrência
  • O mercado comporta outra empresa do seu ramo ou já está saturado?
  • Onde vai ser localizado seu negócio?
  • Como será minha imagem?
  • Quais são condições de pagamentos que meu perfil tem?
Qual é a participação de mercado entre os principais concorrentes?
  • Onde está localizado meus clientes potencial geograficamente?
  • Qual é o perfil do meu cliente potencial?
  • Quem está interessado no meu produto ?
  • Quais são os pontos fortes e fracos do meu produto e do produto da concorrência?
  • Entenda seus concorrentes
  • Qual é a estratégia de preço do concorrente?
  • Quem são e como os concorrentes atuam?
  • Quem são e onde estão meus fornecedores?

Você pode também analisar através de visitas a fornecedores ou concorrentes. Depois de fazer toda essa analise do mercado é possível realizar os ajuste que favorecem sua empresa.

 

PASSO 02 – ENTENDA QUEM SÃO SEUS CLIENTES

Sempre procure entender as necessidades do seu cliente, isso é fundamental para te ajudar a melhorar suas estratégias, com sua empresa. Além de ouvir e escutar seus clientes, faça pesquisas para entender melhor a motivação que seu cliente tem em buscar seus produtos. Quais são suas necessidades, o que ele costuma fazer ou ouvir. Isto irá te ajudar a entender o perfil do seu cliente.

Dicas de como entender seus clientes
  • Quem está  comprando?
  • Os clientes se sentem atraídos por comprar na sua empresa?
  • Qual é motivação que ele tem para comprar seu produto?
  • Qual o problema que seu produto resolve do seu cliente?
  • Onde seu cliente está presente? Facebook, Linkedin, qual rede social ou localidade?
  • O que seu cliente costuma ver ou escutar?
  • Qual linguagem seu cliente utiliza?

Escute seus clientes pergunte o que poderia melhorar no seu negócio.

Para lhe ajudar estou disponibilizando um download para você desenhar o perfil do seu cliente, que é um guia para ajudar a pensar no seu cliente e o por que o seu produto é importante.

Download do "Mapa da Empatia"

Procure sempre ter um ótimo relacionamento com seu cliente, aplique as dicas que foram dadas fazendo um planejamento de relacionamento.

 

PASSO 03 - Defina estratégias e ações

Estratégia de Marketing é um objetivo de colocar a organização numa posição de cumprir a sua missão. Através do seu objetivo que será definido, as estratégias e as ações devem estar associadas. E merece ser tratado com bastante cuidado. O ideal é você consultar um especialista.

Por exemplo você quer aumentar suas vendas você precisa estudar o faturamento da sua empresa, entradas e saídas.

Dicas de estratégias e ações
  • Seja criativo, estude as tendências.
  • Divulgue seu produto através de propaganda, mídias, promoção, blog, sites, Facebook e demonstração.
  • Invista em bom conteúdo.
  • Crie vídeos e artigos que interessam o seu público.
  • Crie projetos e campanhas.
  • Faça estratégias de venda.
  • Crie um scrpit de atendimento
  • Treine seus colaboradores.
  • Faça promoções.
  • Tenha um bom preço.
Responda estas perguntas
  • Meus clientes tem buscado os meus produtos?
  • O que seus clientes querem da sua empresa?
  • Qual público tem interesse no meus produtos?
  • Minhas ideias tem saído como eu planejei?
  • Tenho atingido o meu público através das divulgações nas redes sociais?
  • As metas de venda estão sendo alcançadas?
  • Quais meus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças?
  • Que estratégias de crescimento poderei adotar?

Faça estratégias para sua empresa através de análise dos pontos fortes e fracos analise as ameaças e as oportunidades.

SEJA OBJETIVO! O SONHO DA SUA EMPRESA PODE ESTAR MAIS PERTO.

 

PASSO 04 - Estabeleça um cronograma

Faça um cronograma para monitorar a duração de cada tarefa do seu planejamento.

Todas as ideias que você tiver coloque em um papel e faça suas anotações ou adquira um sistema para lhe auxiliar. É bom você avaliar as tarefas que deram certas e as que deram erradas, analise o que pode fazer de diferente no que não deu certo, atualize sempre seu cronograma para ver como anda as estratégias da sua empresa.

Aqui na WD House por exemplo, fazermos semanalmente a reunião de planejamento para alinhar e avaliar o rumo das nossas estratégias alinhados com o nosso objetivo.

DICAS DE COMO FAZER UM CRONOGRAMA
  • Definir o objetivo e o foco da empresa.
  • Defina metas para cada um dos objetivos.
  • Descreva em um papel todas ideias estratégias que pode ser feita.
  • Apresente ou até mesmo construa com sua equipe de trabalho as ideias.
  • Defina a data inicial e final do projeto.
  • Marque uma duração das atividades.
  • Seja claro e objetivo.
  • Acompanhe o processo e vá avaliando e analisando o que pode ser diferente.
  • Faça um demonstrativo dos resultados alcançados para sua equipe analisarem e criarem novas ideias.

Seu cronograma só será correto e cumprido quando planejar suas tarefas antes de executa-las

Passo 05: Gerencie seu plano

Este passo é feito em todo o projeto, gerir os recursos, tempo e pessoas é necessário para poder sempre ter a disciplina de manter o foco no resultado

DICAS IMPORTANTES

Verifique os resultados, hoje tudo que está na internet pode ser medido então:

  • Veja as estatísticas do seu site, redes sociais, campanhas de e-mail marketing
  • Se você utiliza a página do Facebook analise como anda o tráfego, curtidas, comentários e compartilhamentos, o mais importante é o engajamento do seu público.
  • Veja se o tempo estipulado para a execução das tarefas estão bem mensuradas
  • Acompanhe, treine e motive sua equipe
  • Analise seu ROI (retorno sobre o investimento)
  • Trate os desvios
  • Padronize os resultados positivos
  • Utilize um sistema de gestão

Sua missão é atrair, manter e conquistar seus clientes, por tanto entender seu público e defina sua estratégia.

Espero ter ajudado, dúvidas, críticas, contríbuições ou elogios serão bem recebidos nos comentário abaixo.

Brenda Mendes