Tempo de leitura:  4min 5sec

A continuidade de uma instituição de ensino depende não apenas da relação professor-aluno e de atributos pedagógicos. É preciso que exista uma gestão escolar eficiente, capaz de gerir também o financeiro e enfrentar os desafios necessários para que a escola não perca qualidade e seja lucrativa.

Analisar todos os custos envolvidos na operação é de extrema importância para correta precificação dos serviços e para a tomada de decisões. É um desafio contínuo para gestores identificar os pontos onde sua empresa não está dando o retorno esperado.

Quando analisamos as escolas, por exemplo, uma das melhores formas de conseguirmos saber se ela é rentável é através da separação das receitas, despesas e custos por turma. Assim fica fácil enxergar se uma determinada turma tem alunos e mensalidades suficientes para cobrir os custos.

Todos estes números são facilmente obtidos quando a empresa possui um bom controle e tem todas as informações documentadas em planilhas ou sistemas, de maneira que seja fácil a consulta e captação de dados para análises e cálculos.

Quando você tem uma turma que já é lucrativa e ainda tem capacidade para alocar mais crianças, a sua decisão pode ser de investir no marketing por exemplo, para lotar a turma. Desta forma você aumenta a lucratividade sem aumentar seu custo. Por outro lado, quando você identifica que em determinada turma está tendo prejuízo você pode tomar duas decisões: fechá-la ou direcionar ações para que a turma seja lucrativa.

Entre os custos que costumam ser os mais elevados está a folha de pagamento, portanto este é um ítem que não pode deixar de estar sob controle. O montante das despesas gerais também precisa de um critério para ser rateado e inserido em cada turma da escola o seu custo. Está achando isso tudo complicado? Fique calmo!

Elaboramos uma planilha grátis que vai te auxiliar desde os primeiros passos até a análise global da sua empresa por períodos!

Para ter acesso a nossa planilha clique AQUI.

Precisa de um auxílio? Entre em contato conosco pelas redes sociais!