Hoje no blog quero conversar com você sobre uma dúvida recorrente dos empresários : é possível determinar metas financeiras para minha empresa?

E a resposta é: Sim! É possível!

Tudo aquilo que se deseja alcançar para uma empresa seja na parte financeira, nos recursos humanos  ou no marketing  precisa ser mensurado.

Metas são objetivos pelos quais as empresas traçam estratégias para transformar sua missão em sucesso. Defini-las é o primeiro passo que uma organização que deseja alcançar o sucesso deve dar.

De maneira clara e objetiva as metas devem ser expostas para toda equipe afim de que haja comprometimento com o alcance dos resultados.

Para que sua empresa consiga ser bem-sucedida, os gestores e colaboradores precisam saber exatamente para onde devem ir, o que devem fazer. Se sua empresa não tem  metas financeiras bem definidas , não existe por exemplo a possibilidade de avaliar as ações e ficará difícil mensurar o desempenho dos funcionários responsáveis por vendas e recebimentos,  a produtividade da empresa, aumento do faturamento, crescimento da empresa , entre outros.

Como o planejamento é a base para uma  gestão eficaz, as metas de um negócio não podem ser inatingíveis, caso contrário, a empresa terá dificuldades de se posicionar positivamente no mercado e pode acabar desmotivando seus colaboradores. 

Veja abaixo , 3 dicas simples de como planejar as metas financeiras para sua empresa de maneira assertiva:

1 - ENXERGUE SUA REALIDADE

Os objetivos de uma empresa precisam ser alcançáveis, caso contrário, todo esforço da equipe será em vão. Veja exatamente onde sua empresa está hoje, mesmo que esta realidade te assuste é importante conhecê-la. Analise dados e relatórios , confronte informações e então saiba a sua realidade.

2 - DETERMINE SUAS METAS E ATITUDES

Após analise – a curto, médio e longo prazo – como você quer que sua empresa esteja durante esses períodos e quais atitudes já são feitas para alcançar estes resultados e quais serão as novas estratégias que precisam ser adotadas . A partir da definição, elabore metas de acordo com a realidade do negócio. Lembre-se: seus funcionários estarão comprometidos com seus objetivos, mas você precisa estar comprometido com eles também.

3 - SUPERVISIONE E CORRIJA

Metas nunca podem ser definitivas. É preciso reavaliá-las , para certificar-se de que estão gerando resultado positivo.Acompanhe  e avalie . Caso o resultado não esteja saindo como você esperava, defina novas atitudes e novas direções.

Após implantar estas 3 dicas em sua empresa, é hora de verificar os resultados! Estipule um período para verificar os resultados e valide a importância das metas para sua empresa, em especial quando falamos de finanças!

Quer saber mais sobre planejamento financeiro?

Gostou das dicas? Então vou deixar aqui um link com um ótimo conteúdo que o Sebrae disponibiliza gratuitamente, confira: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/tipoconteudo/financas?codTema=3

A postagem de hoje fica por aqui, mas estou a diposição para conversar e mostrar para você com a WD House pode te ajudar a estruturar as finanças do seu negócio.

Converse comigo pelo WhatsApp 5399251563.

Até a próxima.