Não ter o controle sobre o que tem que ser pago pode significar um grande perigo para a empresa, não é mesmo? Como você tem gerenciado as contas da sua empresa? onde você tem registrado?

No artigo de hoje quero levantar alguns tópicos importantes para ajudar você a gerenciar suas contas a pagar.
As contas a pagar são contas que foram feitas pela empresa ao seus fornecedores e funcionários. Elas são obrigações financeiras que precisam ser organizadas e pagas em dia.

4 dicas para te auxiliar na organização das contas a pagar

1º dica – Calendário das contas a pagar em sua empresa

A primeira dica é bem simples. Monte uma tabela que contém as seguintes informações:

(Dia do vencimento, fornecedor, descrição do serviço, tipo de serviço e valor médio/ fixo).
Essa relação de contas fixas da sua empresa requer bastante atenção, na programação de pagamento ela vai te auxiliar para visualizar os gastos que você tem dentro do mês. Essa tabela pode ser impressa ou digital, coloque onde você consiga estar sempre de olho nela.

2º dica – Lançamento das contas a pagar

Procure manter todas as contas registradas em um único lugar, desta maneira, além de controlar datas de vencimento você consegue separar as contas daquela semana.
É importante que você registre todas as suas contas a pagar, seja no sistema de ERP ou em uma planilha simples.

Insira todas as informações, faça isso sempre que chegar uma nova conta para ser paga.
Estou disponibilizando uma tabela para auxiliar suas contas a pagar, nessa tabela no excel contém nome do fornecedor, vencimento, valor, código de barras e o campo para você colocar a data do pagamento.

Faça o download

3º dica – Faça o pagamento nas datas corretas

É importante que os pagamentos sejam feitos nas datas conforme foi combinado com o fornecedor para evitar juros e multas da cobrança.

Dica bônus:

Separe 1 dia da semana para organizar as contas por grupos a serem pagas da sua empresa, você pode pegar toda segunda feira e fazer essa organização e efetuar os pagamentos.
Efetuar alguns pagamento antecipados pode gerar algum desconto.

Caso o pagamento não seja na data, renegocie com o fornecedor.

4º dica - Adquira um sistema de gestão para suas contas

O sistema de gestão ERP  automatiza todas essas tarefas que falamos no artigo, além do mais ele disponibiliza relatórios para você controlar seus gastos do mês e saber o quanto pode gastar.

Chegamos no final do artigo espero ter ajudado você com as dicas simples e básicas. Qualquer dúvida deixe nos nossos comentários!