O ticket médio de vendas, seja de produtos ou serviços, é um ótimo indicador de performance e desempenho de sua empresa. Refere-se ao valor médio que cada pessoa consome por compra. Desta forma o cálculo do ticket médio pode ajudar você a entender o comportamento do seu cliente e avaliar o seu poder de consumo, além de auxiliar você no planejamento do crescimento de suas vendas. Uma vez que é mais fácil vender para seus próprios clientes do que conquistar e fidelizar novos. Sabendo o valor médio que cada cliente consome você possui um parâmetro para outras estratégias e decisões!

Podemos calcular o ticket médio, também de forma mais específica, calculando-o em relação a um produto, determinado período ou até mesmo ao número de negócios fechados quando queremos medir o desempenho de um vendedor, por exemplo.

O mais importante é avaliar os resultados periodicamente para efeitos de comparação, determinando se o ticket médio vem aumentando, diminuindo ou se mantendo estável e também avaliando as sazonalidades que podem ocorrer em períodos como datas comemorativas. Também é possível analisar ações de concorrentes para fidelização de clientes que consomem acima do ticket médio através do Benchmarking.

Como calcular o ticket médio ?

De posse de algumas informações basta aplicar as seguintes fórmulas:

1- Com base em número de vendas

TMv = Vlr.T /NºV, onde:

TMv = Ticket médio de vendas

Vlr.T = Valor total de vendas do período

Nº V = Número total de vendas do período

 Exemplo:

· Valor total de vendas no período (Vlr. T): R$ 1.265.500,00

· Número de Vendas Realizadas (V): 260

TMv = 1265.500 /230 TMV = R$ 4867,31

Significa dizer que em média, cada uma das 230 vendas realizadas gerou uma entrada de R$ 4867,31 para a empresa. Se o gestor deseja aumentar o faturamento da empresa, basta que se consiga elevar o valor de cada venda para um número superior a R$ 4867,31.

 

2- Com base em número de clientes

TMc = Vlr.T /NºC, onde:

TMc = Ticket médio do cliente

Vlr.T = Valor total de vendas do período

Nº C = Número de clientes do período

Exemplo:

· Valor total de vendas no período (Vlr. T): R$ 1.265.500,00

· Número de Clientes (C): 155

TMc = 1265.500 /155 TMV = R$ 8164,52

Significa dizer que em média, cada um dos 155 clientes gastou no período analisado  R$ 8164,52 na empresa. Se o gestor deseja aumentar a rentabilidade por cliente, basta focar as vendas em clientes que consomem acima da média, pois este cliente consome mais sem gerar custo fixo de fidelização. Assim, atender de forma diferenciada seus clientes mais lucrativos é uma maneira de fidelizá-los e retê-los em seu negócio.